Wednesday 26 December 2007

Up my street


Seven Sisters Road, um dia em dezembro



Camden Road, 25 de dezembro

Mais um Natal sem neve 2

É, foi sem neve e hoje, dia 25, choveu o dia todo.
Mas foi show! Rolê com os sogros em Londres, Alemanha e Belgica - tudo de trem e como diz o mineiro: "Eita trem bão!"

E pra ilustar o texto da Andrea e o meu:
Vitrines, Alemanha e Coral de Natal....



Ah, sugestão altamente recomendada para quem pegar o Eurostar entre Londres e o continente um dia na vida : Champagne Bar em St. Pancras, um só já dá pro gasto.
http://www.viewlondon.co.uk/pubsandbars/st-pancras-champagne-bar-review-26924.html

Sunday 16 December 2007

Mais um Natal sem neve

Desde que nos mudamos para Londres, sonho com o famoso "White Christmas". Como estamos no hemisfério Norte, onde o Natal tem cara de Natal e combina com todas aquelas comidas calóricas que insistimos em comer mesmo no verão brasileiro, sempre achei que finalmente iria ter um Natal no aconchego de uma casa quentinha, com neve do lado de fora. Mas todos os anos, quem aposta suas libras nas casas de apostas de que vai nevar no Natal perde dinheiro. A previsão deste ano é de 9ºC de temperatura e chuvinha. Delícia...
Como cresci com a tradição natalina alemã, aprendi a achar essa época do ano extremamente especial e mágica, mesmo depois de descobrir que Papai Noel não existe. E sempre me pego ficando emocionada com pequenas coisas que fazem despertar o famoso espírito de Natal. Apesar de Inglaterra estar longe de ser Alemanha (este ano, aliás, finalmente, vamos a típicos mercados de Natal - NA ALEMANHA), isto não é muito difícil: são as vitrines com ursinhos enfeitando a casa para o Natal, as luzinhas em inúmeras árvores secas e sem folhas por causa do frio, as bandas e corais se apresentando na calçada, as barracas de mulled wine, fora as intermináveis festas de confraternização de fim de ano - que sempre acabam em ressaca no dia seguinte. Destas últimas eu me livrei este ano, já que meus pais chegaram para nos visitar durante duas semanas!
O Natal inglês também tem suas esquisitices que só quem cresceu aqui entende. O que você diria de um monte de engravatados sérios, sentado numa mesa de pub, com coroas de papel estilo "três reis magos" na cabeça? Se você respondeu "estranho" ou talvez mesmo "ridículo", só nós achamos isso. Aqui é algo absolutamente normal. Outro dia a minha amiga Carol, que mora aqui há cerca de dez anos, colocou uma coroa dessas na cabeça sem a mínima vergonha. Será que um dia eu vou chegar a esse ponto? Outra esquicitice do povo daqui são os crackers. São uns pacotinhos em forma de uma bala gigante, que duas pessoas puxam, uma de cada lado, até o negócio abrir e revelar a lembrancinha mais inútil do mundo, como um mini-cubo mágico, um chaveiro em formato de hipopótamo ou uma caneta de plástico que dura, no máximo, uma reportagem. Confesso que esta tradição vai entrar na nossa casa este ano, afinal, precisamos apresentar o Natal inglês para meus pais!



Christmas pudding - as aparências podem enganar...



Mas não vamos chegar ao ponto de servir uma ceia típica, porque aí já é apelação... Couve de bruxelas e peru são os pratos que se salvam. Mas aí tem o Christmas pudding, algo que o Thomas, que trabalha comigo, nunca teve coragem de comer em mais de dez anos de London. Eu que não me arrisco! Vamos aproveitar o frio para comer algo calórico e impossível de fazer no Natal brasileiro (embora minha mãe já tenha feito pior, com um fondue em plena noite de Ano Novo): raclette.

Sunday 9 December 2007

Knockout

Mais uma porrada nos ingleses…agora no boxe.
O lutador Ricky Hatton, lá de Manchester, era “A esperança” de uma vitória no esporte internacional nesse ano de 2007.
Invicto, um pit bull e típico representante da classe "porrada" inglesa com frases como: "Me fight will be good, me is ready". Lembra do Brad Pitt em Snatch? Mais ou menos aquilo:">
Lutando em Las Vegas, Hatton enfrentou o atual campeão dos leves, o americano Floyd Mayweather.
Mais uma vez, não deu.
Entre 8 a 10 mil ingleses viajaram para Las Vegas e o pay-per-view da Sky vendeu como água com a luta acontecendo na madrugada de sábado para domingo no horário daqui. A semana toda só se falou nessa luta, me lembrou nossos tempos de Maguila.
Mais uma vez, não deu.
No décimo assalto o querido Hatton beijou a lona e os ingleses mandaram um beijo para qualquer coisa em 2007.

A pergunta é: seriam os ingleses Corinthianos?