Wednesday 16 July 2008

Guarujá 2 - o videozinho....

Se liga nas figuras, só pra variar, gente de todo lado do mundo.
Indianos, Turcos, Poloneses, nós os brazucas e demais...uma farofa internacional.
Aliás, flagramos um casal brasileiro fazendo o que não devia(ou devia, sei lá) enrolados numa kanga...a mão naquilo e aquilo na mão...semvergonhice como diria quaquer vovó!!
Ah, o flagra não gravamos, não vamos dar na cara né, deixa os cara...sem falar que nao era celebridade, nao vira "hit" no youtube. :)

Monday 14 July 2008

O Guarujá dos londrinos



Assim como os paulistanos, os londrinos têm um quebra-galho de praia relativamente próximo da cidade: Brighton. E assim como o Guarujá, a praia está longe de ser um paraíso e fica lotada em dias de calor (algo raro aqui neste primeiro mês de verão). Mas existem alguuumas diferenças:

Em Brighton a praia é de pedra e os londrinos menos equipados (que vão para lá de trem e não querem sair com cadeiras debaixo do braço de casa, andar até o ponto de ônibus com elas, embarcar no ônibus, depois no trem e andar até a praia, além de procurar vaga em um hotel - ufa!) que chegam lá com míseras cangas ou toalhas têm duas opções:
1. alugar uma cadeira por duas libras
2. achar que não precisa de cadeira até a bunda ficar quadrada e não agüentar mais o incômodo das pedrinhas na hora de deitar e acabar se rendendo ao aluguel de uma cadeira por duas libras...















A água do mar é altamente gelada, o que impede brasileiros friorentos a ficar hoooras dentro do mar, sair um picolé mesmo após alguns minutos lá dentro e continuar congelando no vento gelado do lado de fora.



Além da inseparável cerveja dos britânicos, duas outras bebidas costumam fazer muito sucesso por aqui: Pimm's (uma mistura de uma bebida com este nome com soda limonada e frutas) e Cider (sim, é algo parecido com aquela nossa Cidra Cereser, mas os apreciadores dizem que é beeem melhor). Já a típica comida de praia é um dos pratos prediletos dos britânicos: fish & chips.

Os trajes dos britânicos na praia vão desde alguns poucos biquínis até vestidos, malhas, moletons, calças - muitas vezes jeans - e sapatos - alguns sociais! Tudo bem, o calor não é o mesmo das praias brasileiras e quando bate aquele vento dá mesmo vontade de se cobrir dos pés à cabeça, mas a verdade é que os britânicos não sabem o que é "moda-praia".



À noite, Brighton vira uma cidade de balada, com inúmeras festas de despedida de solteiros e solteiras (chamadas aqui de Stag Night - no caso dos homens - e Hen Night - no das mulheres). É bem engraçado, porque os grupos costumam se fantasiar com algum tema - tinha desde "jogadores de golfe" até um grupo de mulheres vestidas de milico, passando por um noivo com aquele típico maiô-sunga do Ali G (para quem não sabe, é uma sunga com as pontas puxadas até os ombros do fulano, o que faz ela virar um fiozão-dental). Este grupo de meninas estava até com segurança particular:















Aqui o detalhe do nosso hotel (leia-se albergue): o nosso quarto, pelo qual pagamos "módicas" 50 libras (pois é, os hotéis por aqui não são nada baratos...), era a saída de emergência do prédio! Se tocasse o alarme, toca todo mundo "breaking the glass" da fechadura da nossa porta para sair correndo pela janela do nosso quarto!








Resumindo, é uma praia bem diferente das nossas mas nem por isso menos divertida. Fomos a Brighton no primeiro fim-de-semana de relativo sol em que eu não estava de plantão e foi muito bom deixar o clima de Londres e chegar em um lugar em que o astral das pessoas é completamente outro graças ao clima de praia. Todos parecem mais simpáticos, sorridentes e prestativos com os turistas, alguns até oferecem ajuda sem sequer alguém pedir.
Com certeza, vamos voltar!

Mais uma da Índia.

Infelizmente não pegamos essa "pérola" das estradas Indianas. Mas garanto que não é efeito especial.

Tuesday 8 July 2008

Do Nilo ao Regent's Canal



Tudo bem, não moramos EM CIMA do Regent's Canal, como era o caso no Nilo, mas contei com o odômetro da minha bike que estamos a 70 metros dele. A única semelhança deste pequeno riacho com o gigante africano são alguns corpos estranhos boiando nos dois.

Um dos corpos estranhos do Regent's é esta bike. Outros vão desde um pacote de pão-de-fôrma até as tradicionais latinhas de cerveja. Lamentável...



Aqui vão algumas diferenças entre os dois:
- no Nilo existem barquinhos com turistas tocando "axé egípcio" no último volume, enquanto que no Regent's circulam "narrow boats", uns barcos finos e compridos, muitos deles com pessoas que moram neles e circulam pelos canais ingleses, acordando todo dia em uma cidade diferente e tomando uma cervejinha em um pub diferente.
- na beira do Nilo existem duas avenidas altamente barulhentas lotadas de carros buzinando 24 horas por dia, enquanto que na beira do Regent's, bem mais silenciosa, existe um pequeno caminho reservado para pedestres e ciclistas (sim, somos dois deles nos dias bonitos!), que nos dias de sol lota de pessoas fazendo piqueniques improvisados, abrindo uma garrafa de vinho gelado e comendo um queijinho...
- no Nilo eu acompanhava os pescadores largando longas linhas de anzol com pedras amarradas para pescar enquanto que no Regent's eu acompanho o crescimento de uma família de patos. Praticamente vimos os bichihos nascer! Olhem eles aí, já mais crescidinhos:



Ah, na semelhança dos corpos estranhos nos dois rios estão as pessoas que se arriscam a mergulhar nas águas imundas. No Nilo, eram crianças egípcias treinando seus anticorpos e no Regent's são jovens que exageraram na ingestão de álcool ou adolescentes comemorando os pouquíssimos dias de sol desta terra.

Aliás, ensaiei muito para escrever este post porque estava esperando um dia de sol e calor para falar sobre como o astral da cidade inteira se altera impressionantemente. Deveria ter escrito o post na semana passada, no dia mais quente do ano. Querem saber quantos graus??? Altíssimos 28º (no dia 1º de julho)!!!
Bom, mas no dia seguinte já fomos brindados com chuva. E agora, após quatro dias de calor de verdade e muuuuito sol em Mallorca (aguardem o post), voltamos para a chuva e o tempo "fresco": neste momento, 18,6º no flat a 70 metros do lindo Regent's Canal, que não largo mais nos dias bonitos!
Seguem mais algumas fotos dele:



Aqui um dos "narrow boats" está entrando em uma eclusa, no bairro de Angel. É um processo que exige paciência, mas faz parte do passeio, já que os canais têm centenas delas.



Também tem muita arte espalhada ao longo do canal. Este grafite parece, inclusive, ser do famoso artista misterioso Banksy.



E nos olhos desta Monalisa está escrito: "Stop using my image".














E olhem este tiozinho pilotando sua casa! Tem até cachorro!