Tuesday 27 October 2009

Voando alto



Algumas pessoas me acharam valente por encarar sozinha uma viagem de 11 horas de avião com um bebê de pouco menos de seis meses. Por outro lado, pelo menos lá no meu trabalho, é a coisa mais normal de se fazer, já que as mães tiram licenças-maternidades longas, moram longe e em algum momento durante os primeiros meses de vida do bebê querem apresentá-lo para a família e os amigos no Brasil.

Mas, eis que a Mila gosta de pregar peças na gente. Duas semanas antes da viagem ela começou a ter muita dificuldade para adormecer à noite (passávamos três horas por noite tentando fazê-la dormir) e suspeitamos que pudesse ser o primeiro dentinho forçando sua saída da gengiva da Mila. Confesso que fiquei temerosa, achando que a noite no avião começaria com três horas de muito sufoco e choro até a Mila dormir, com aquela vontade de sumir embaixo do assento de tanto incômodo para os passageiros próximos...

Enfim, lá fomos nós! Depois de vários contratempos para chegar ao aeroporto (estava chovendo, o que fez com que o táxi ficasse estacionado no trânsito e acabasse por nos largar na estação de trem para pegarmos um trem até o aeroporto para não chegarmos ainda mais atrasados. Tínhamos de fazer uma baldeação, não bem explicada, o que fez com que perdessemos o trem seguinte e tivemos de ficar 20 minutos esperando o próximo...), "furamos fila" no check-in (vantagens de viajar com um bebê!), nos despedimos do papai (que ficaria quase um mês sem suas meninas) e fomos para a fila do detector de metais. Ali, a Mila com um sono incomensurável, começou a berrar e chorar sem parar, o que fez com que um passageiro me desejasse "Good luck on the flight!" Bom, passado o detector, em 10 minutos a pequena estava capotada no carrinho e assim ficou até a hora do embarque!

Acomodadas no assento 16C, Mila deu a primeira mamada de muitas dentro do avião. Como me deram a dica de amamentá-la na hora da decolagem, para evitar dor de ouvido, foi a hora da segunda mamada. Aí ela aproveitou o embalo e capotou de novo. E lá foi ela para dentro do bercinho.

Nossa, nem acreditei! A Mila dormindo, começaram a servir o jantar e eu pude comer sem contratempos, uma beleza! Até comecei a assistir o filme do Wolverine, surpresa de estar sendo tudo tão fácil!

Porém, enlatada como uma sardinha no bercinho do avião, na primeira mexidinha que a Mila tentou dar, pimba, acordou e reclamou. Ensaiou um choro, mas eu fui mais rápida e já meti a pequena no meu peito para mamar e ver se ela voltava a dormir. Estava quase embalando quando apagaram as luzes do avião e em vez de ajudar a apagá-la de vez, ela ficou encantada com todas as luzes dos sinais de cinto de segurança e "proibido fumar", além dos monitores de vídeo ligados, e não quis mais saber de dormir. Nem de parar de reclamar, afinal, estava com sono... De tanto eu insistir com o peito, uma hora ela deu o braço a torcer e dormiu. Mas, a cada turbulência, a cada mexidinha que ela tentava dar na lata particular, aqueles dois olhos lindos abriam de novo - e a boca reclamona também. E minha blusa também!


O bercinho da TAM, que vai até 9 kg. Depois, é no colo.

Algumas pessoas me perguntaram como se faz xixi quando se viaja a sós com um bebê. A minha tática era aproveitar toda vez que a Mila estava dormindo no berço para ir ao banheiro - mesmo quando nem estava com vontade, porque vai saber se quando a vontade batesse eu iria conseguir, né?! Ah, e uma vez, entrei no banheiro com a Mila, troquei a fralda dela, deixei ela se equilibrando no trocador - que fica exatamente em cima da privada - enquanto fazia xixi e torcia para não pegarmos uma turbulência! :-)

Tenho de confessar que a experiência foi menos traumática do que pensei. Dei de mamar umas dez vezes, a Mila acordou umas 20, mas no fim das contas, a frase que ouvi da passageira da fileira de trás no fim da viagem foi: "Olha, ela está de parabéns, nem parece que tinha benê na minha frente!"

E sabem o que chegou junto com a Mila em São Paulo? DOIS dentes!



Esta segunda foto é da volta para Londres. Como vocês podem ver, depois de 11 horas a Mila estava com um sorriso no rosto, após uma noite bem-dormida e 3 horas no colo da mamãe brincando e tentando agarrar todos os itens da bandeja do café-da-manhã dela. Virou veterana de avião! A viagem de volta foi tão boa que o casal grávido do meu lado disse que queriam uma versão menino da Mila: "Simpática, calma e linda!" E não fui eu que falei, hein?! :-)

Sunday 18 October 2009

Mila no Brasil

Eu sei, eu sei, todo mundo já estava achando que abandonamos o blog, né?! É que a Mila e eu passamos quase um mês no Brasil e não deu tempo de narrar as experiências que ela teve lá em "real time" por causa da correria, desculpem... Foi um mês de muitas novidades, experiências, risadas e primeiras vezes! Antes de contar algumas experiências em detalhes, como a primeira viagem de avião e a primeira papinha, aqui vão algumas fotos de algumas primeiras vezes da Mila neste mês de Brasil:



A primeira viagem de avião. 11 horas menos traumáticas do que imaginei!



A primeira viagem longa de carro. 7 horas até Ribeirão Preto (com direito a paradas para mamar e para a mãe e os avós almoçarem).



A primeira festa de casamento. Dani e Maga casaram em Ribeirão Preto.



A primeira noite dormindo em um hotel...



A primeira vez dormindo em um berço de viagem. Este foi comprado pelos avós para a estadia dela em Sampa e ela amou!!!



A primeira vez com o pé na areia!



E a primeira vez com o pé na água do mar!



O primeiro dente (ou melhor, logo dois primeiros dentes!)



E a primeira chuca no cabelo (aos poucos ele está crescendo!)



A primeira papinha.



A primeira vez em frente à lareira (no inverno paulistano em plena primavera...)



O primeiro encontro com um animal de estimação - A-DO-ROU!



O primeiro encontro com vários amigos queridos da mãe (e do pai também, vá!)



O primeiro encontro com a família do pai.



E depois de tanta novidade...



...foi assim que ela voltou para a casa! :-)