Friday 23 December 2011

Feliz Natal e um maravilhoso 2012!!!


Puxa vida, faz um ano que não atualizamos o blog... Desculpem pela ausência e aqui vai um curto relato de como foi 2011 para nós:

Tudo começou na Alemanha, na casa da minha eterna amiga Uli, quando ainda estávamos sem casa e sem paradeiro certo para a próxima semana. Depois de passar o final de 2010 viajando (final de setembro, outubro, novembro e começo de dezembro nos EUA, Natal na França e Ano Novo na Alemanha) estávamos à procura de um flat provisório em Londres, para terminar de tirar os passaportes britânicos da Mila e meu. Depois, deixaríamos a vida nos levar...

De repente comecei a dar um monte de aula de yoga em Londres e decidimos tentar a sorte por mais alguns meses aqui. O Julien começou a procurar emprego novamente e assim fomos, até abril, quando o casamento real nos deu uma ajuda de custo para continuarmos tentando ficar aqui mais um pouco. Os planos então passaram a ser ficar aqui até os Jogos Olímpicos do ano que vem, mas para isso, o Julien também precisava de um emprego fixo, afinal, professora de yoga em começo de carreira não ganha o suficiente para sustentar uma família inteira, ainda mais aqui nesta cidade onde os aluguéis são astronômicos (aliás, comecei a olhar preço de aluguel em Sampa e qual não foi minha surpresa ao ver que eles não são tão diferentes daqui! Caaaaros demaaaaaais!!!).

O Julien arranjou um frila meio fixo na Rede TV e no Terra e com isso até que estamos conseguindo segurar a onda para ficar aqui até os Jogos Olímpicos. Um outro bebezinho está a caminho e por razões de custos e filosofia de parto, resolvemos te-lo aqui em Londres.

A Mila está agora com 2 anos e 8 meses e a cada dia que passa fica mais esperta e engraçada. É muito louco ver a personalidade dela se desenvolvendo, vendo um ser humano cada vez mais pensante - ou seja, também com cada vez mais vontades e poderes para fazer vale-las!
Ela vai para a creche 4 dias por semana, o que fez com que o inglês virasse sua primeira língua. A gente insiste para que ela fale alemão comigo e português com o Julien, mas a coisa é difícil. Ela entende tudo o que a gente fala nas duas línguas, e existem palavras que ela só usa em alemão ou português no meio das frases dela em inglês. Mas é evidente que ela se sente mais confortável se expressando em inglês... Ah! E agora começou a ter aulas de francês na creche! Já conta até dez em francês e fala: "Comme ci, comme ça!" Uma coisa linda! A pronúncia do deux (dois) é perfeita, parece uma francesinha! ;-)

Ah, mas como todos que têm filhos sabem, nem tudo são flores. A pequerrucha passou por alguns momentos difíceis durante o ano. Com tantas mudanças de casas e viagens e fusos horários, a coitadinha custava a adormecer, e passou por várias fases escandalosas, em que só queria adormecer na sala, junto com a gente. A coisa acalmou e o único problema agora é que às vezes ela vai dormir bem tarde, por volta das 21h30, 22h. Aqui no Reino Unido isso é um absurdo, já que os coleguinhas de creche dela vão para a cama por volta das 19h30, 20h...

A Mila também anda querendo mandar na casa - e confesso que às vezes ela consegue. Uma pessoinha de menos de três anos de idade, mandando em dois adultos, que juntos têm mais de 70! Anda dificultando a nossa vida quando queremos sair de casa - e normalmente é quando estamos com pressa. Não quer se vestir, não quer escovar os dentes, não quer sair. Temos de chegar ao ponto de nos aprontarmos para sair, falar tchau, fechar e trancar a porta, para ela mudar de idéia...

Mas, sinceramente, não podemos reclamar. A Mila é uma criança muito sorridente, dá gargalhadas à toa, gosta muuuuuito de cantar (inventa tantas letras engraçadas), adora dançar e faz a gente se divertir muito, às vezes chorar de emoção só de ver a alegria que ela tem com tantas pequenas coisas para as quais nós, adultos, às vezes já ficamos cegos. Ver uma criança crescer realmente nos dá uma perspectiva diferente de vida e percebemos que muitas coisas que nos estressam e nos tiram do sério não têm a mínima importância. E começamos a saborear mais pequenos prazeres que a vida nos dá quase todo o dia.

Me sinto muito privilegiada de dividir minha vida com o Julien e com a Mila - e com meus pais também, mesmo à distância, já que nos falamos quase todos os dias pelo skype (outro presente do mundo digital que definitivamente faz as pessoas ficarem mais próximas. A Mila vive falando da "Oma" e do "Opa", que ela provavelmente não reconheceria se os visse chegando aqui em casa sem tê-los visto pelo skype com tanta frequencia!).

Desejo a todos vocês que comemoram Natal ou qualquer outro evento parecido neste fim-de-ano ótimas festas e um 2012 cheio de saúde, paz, felicidade, desejos sinceros realizados e momentos inesquecivelmente bons com as pessoas queridas. Não esqueça de nenhuma delas, são as pessoas importantes na nossa vida que a fazem valer a pena. E que todos nós sejamos mais generosos, porque dar, sem esperar nada em troca, é uma das melhores formas de criarmos um mundo melhor, em que todo mundo, sem exceção, sai ganhando.