Saturday 27 October 2007

Mi Buenos Aires querida



Cá estou eu em Buenos Aires para cobrir as eleições argentinas. Se profissionalmente para mim está sendo muito legal - depois entro nos detalhes - os argentinos parecem não se importar com a votação de amanhã. Me disseram que antigamente o país não conseguia falar de outra coisa a não ser de política na época da campanha eleitoral e mais uma vez, me senti chegando atrasada numa cobertura, com a vontade de ter trabalhado em outras épocas, consideradas mais democráticas, em que a discussão política gerava debates, reações calorosas dos cidadãos defendendo seus pontos de vista e manifestações de ativistas nas ruas.
Desta vez, a mulher do presidente resolveu se candidatar e muitos analistas acham que a intenção dos Kirchner é ir jogando a peteca da presidência de um para o outro nos próximos anos. Os partidos políticos praticamente desapareceram e a oposição se fragmentou, o que beneficiou a primeira-dama, Cristina Kirchner, que está disparada nas pesquisas e deve ser eleita presidenta - como ela gosta de enfatizar - já neste domingo. Muitas pessoas com quem conversei têm um discurso parecido com o de muitos brasileiros: "É um bando de corruptos", "Nenhum deles presta", "Tudo vai continuar igual". A maioria dos meus entrevistados não iria votar em Cristina, mas todos já se conformaram com sua vitória.



Bom, mas vamos ao meu microcosmo... Diferentemente de outras coberturas e viagens, onde tinha de fazer rádio, Internet, gravar, editar e dar pirueta sozinha, desta vez estou me sentindo chique. Primeiramente, porque a competente stringer da BBC Brasil aqui em Buenos Aires está cuidando - e muito bem - da parte da Internet. E estamos dividindo as tarefas do rádio. Sobrou o vídeo e ontem sobrevivi a mais um grande desafio, do qual, confesso, estava morrendo de medo.
A Band enviou duas pessoas para testar um equipamento de link - aquelas entradas ao vivo que os repórteres fazem durante os jornais. E quem ficaria na frente da câmera? Eu! Quando soube, ainda em Londres, já comecei a passar nervoso só de pensar. Sou uma pessoa tímida e tinha certeza de que ia me enrolar na hora, justamente porque meus nervos não colaboram comigo nessas horas.
Eis que no primeiro dia de link, quarta-feira, os problemas técnicos obrigaram o cancelamento da entrada. No segundo dia parecia que não tinha como eu escapar, porque tudo estava funcionando. Só que o dia ensolarado, de 29ºC se transformou num mundo de chuva forte, de 15ºC e o link foi cancelado novamente. O Julien brincou que até dança da chuva eu fiz para me livrar do link, hahahahaha!
Bom, mas ontem não teve jeito. A previsão era de tempo bom e o link estava tinindo. E lá fui eu para a frente da câmera, tremendo, com dor no peito de tanto nervoso. "7 minutos para sua entada"... "Cinco"... "Três e meio"... "Um"... Eis que sou chamada no ar e começo a falar. Um delay inesperadono retorno (ficamos ouvindo o jornal com um fone de ouvido, mas se costuma silenciar o retorno quando começamos a falar. Os repórteres mais experientes conseguem falar se ouvindo - com segundos de atraso - sem errar, mas obviamente não me incluo neste grupo) me fez tentar arrancar o fone logo no começo da entrada, mas em seguida ele silenciou e eu desatei a falar o boletim que tinha ensaiado trilhões de vezes antes. E deu certo!!!! Depois de 10 segundos no ar, senti a adrenalina correndo pelo meu corpo e no fim de 40 segundos, quando tudo terminou, tremia feito vara verde. Mas deu tudo certo!!! Ufa!!!! Só espero que não passe o mesmo nervoso antes de toda entrada que fizer daqui para a frente!

4 comments:

  1. aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!! que legaaaaal!
    vou assitir ao jornal hoje, só pra te ver.
    vê se consegue apoveitar um tiquinho de buenos.

    beijos mil.

    ReplyDelete
  2. vixe. sou eu: tatielly!!!

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Ah, a minha segunda entrada não foi tão boa assim... O apresentador inventou de mudar a pergunta 3 minutos antes de eu entrar no ar e eu fiquei completamente nervosa... Estava com o link prontinho, redondo pra falar, e acabou ficando meia-boca, porque o cara perguntou sobre uma pesquisa que ninguém deu e tive de dar uma enrolada... Bom, mas rolou de novo segunda-feira de manhã - antes do assalto - e aí ficou bem redondo! Beijo!!!

    ReplyDelete