Thursday 31 January 2008

"Stop and Search " ou "Cadê o documento vagabundo?"

Duas novas leis estão sendo debatidas no Parlamento aqui em UK, uma é “anti-terror law” e propõe aumentar dos atuais 28 dias para até 90 dias o tempo que um suspeito de terrorismo pode ficar preso sem que exista sobre ele nenhuma prova ou queixa formal, apenas suspeitas. Bom, Guantanamo já bateu todos os recordes de prisão por tempo indeterminado no mundo "livre e democrata".
Outra lei que surgiu essa semana é mais "caseira" e propõe dar para a polícia o direito de "stop and search" qualquer pessoa a partir do momento que o policial acreditar que exista um "comportamento suspeito" do cidadão ou cidadã.
Essa na verdade não é uma lei tão nova, em 1984 ela foi usada pela primeira vêz para combater a violência urbana e o terror do IRA., mas foi abandonada depois de milhares e milhares de casos de abuso contra os asiáticos (aqui em UK leia-se Paquistaneses/Indianos etc) e negros foram reportados.
O objetivo em reviver a lei do “Stop and Search” é combater um crime que está se tornando comum por essas bandas: as brigas de gangs que muitas vezes terminam em facadas e em morte. Será que isso realmente vai resolver?
Não vou discorrer sobre o que pode ser feito para previnir esse tipo de crime, acho que qualquer brazuca sabe isso de cor e salteado, experiência não falta.
E todo bom brasileiro também sabe que quanto mais poder a polícia tem sobre o cidadao, mais o abuso desse poder acontece, experimenta ser parado sem documentos pela polícia brasileira...ah vagabundo vai pra cana.
Pensei em escrever sobre essas leis 2 dias atrás quando estava eu andando numa rua perto de casa e vi um baita carrão, um Mercedes Benz SLR McLaren, encostado com as portas abertas - e estas abrem para cima - e um policial parado ao lado do carro em posição de "preparado para tudo", logo atrás do carro uma outra policial falava ao rádio da viatura, provavelmente checando os dados do carro e do motorista. Sabe quanto custa um Mercedes Benz SLR McLaren novo?
Por volta de 320 mil libras, ou 1.300.000,00 reais.
Sabe qual a cor do motorista?

No comments:

Post a Comment