Monday 14 July 2008

O Guarujá dos londrinos



Assim como os paulistanos, os londrinos têm um quebra-galho de praia relativamente próximo da cidade: Brighton. E assim como o Guarujá, a praia está longe de ser um paraíso e fica lotada em dias de calor (algo raro aqui neste primeiro mês de verão). Mas existem alguuumas diferenças:

Em Brighton a praia é de pedra e os londrinos menos equipados (que vão para lá de trem e não querem sair com cadeiras debaixo do braço de casa, andar até o ponto de ônibus com elas, embarcar no ônibus, depois no trem e andar até a praia, além de procurar vaga em um hotel - ufa!) que chegam lá com míseras cangas ou toalhas têm duas opções:
1. alugar uma cadeira por duas libras
2. achar que não precisa de cadeira até a bunda ficar quadrada e não agüentar mais o incômodo das pedrinhas na hora de deitar e acabar se rendendo ao aluguel de uma cadeira por duas libras...















A água do mar é altamente gelada, o que impede brasileiros friorentos a ficar hoooras dentro do mar, sair um picolé mesmo após alguns minutos lá dentro e continuar congelando no vento gelado do lado de fora.



Além da inseparável cerveja dos britânicos, duas outras bebidas costumam fazer muito sucesso por aqui: Pimm's (uma mistura de uma bebida com este nome com soda limonada e frutas) e Cider (sim, é algo parecido com aquela nossa Cidra Cereser, mas os apreciadores dizem que é beeem melhor). Já a típica comida de praia é um dos pratos prediletos dos britânicos: fish & chips.

Os trajes dos britânicos na praia vão desde alguns poucos biquínis até vestidos, malhas, moletons, calças - muitas vezes jeans - e sapatos - alguns sociais! Tudo bem, o calor não é o mesmo das praias brasileiras e quando bate aquele vento dá mesmo vontade de se cobrir dos pés à cabeça, mas a verdade é que os britânicos não sabem o que é "moda-praia".



À noite, Brighton vira uma cidade de balada, com inúmeras festas de despedida de solteiros e solteiras (chamadas aqui de Stag Night - no caso dos homens - e Hen Night - no das mulheres). É bem engraçado, porque os grupos costumam se fantasiar com algum tema - tinha desde "jogadores de golfe" até um grupo de mulheres vestidas de milico, passando por um noivo com aquele típico maiô-sunga do Ali G (para quem não sabe, é uma sunga com as pontas puxadas até os ombros do fulano, o que faz ela virar um fiozão-dental). Este grupo de meninas estava até com segurança particular:















Aqui o detalhe do nosso hotel (leia-se albergue): o nosso quarto, pelo qual pagamos "módicas" 50 libras (pois é, os hotéis por aqui não são nada baratos...), era a saída de emergência do prédio! Se tocasse o alarme, toca todo mundo "breaking the glass" da fechadura da nossa porta para sair correndo pela janela do nosso quarto!








Resumindo, é uma praia bem diferente das nossas mas nem por isso menos divertida. Fomos a Brighton no primeiro fim-de-semana de relativo sol em que eu não estava de plantão e foi muito bom deixar o clima de Londres e chegar em um lugar em que o astral das pessoas é completamente outro graças ao clima de praia. Todos parecem mais simpáticos, sorridentes e prestativos com os turistas, alguns até oferecem ajuda sem sequer alguém pedir.
Com certeza, vamos voltar!

No comments:

Post a Comment