Friday, 29 August 2008

Em busca do sol - mais uma vez...

É IMPRESSIONANTE. Ou melhor, DECEPCIONANTE, DEPRIMENTE, REVOLTANTE. O tão aguardado, tão aclamado, tão delicioso verão europeu não deu as caras aqui na Grã-Bretanha. Os meses que deveriam ser os mais quentes - julho e agosto - acabaram e nada nem de calor nem de sol e, conseqüentemente, nem de bom humor...

Os apresentadores das elaboradas previsões do tempo - que duram vários minutos e dão um panorama detalhado do tempo ruim que castiga esta ilha - deveriam começar a tomar cuidado para não ser apedrejados na rua. Primeiramente, porque na maioria das vezes estão nos trazendo más notícias e mostram um mapa-tempo coberto de áreas azuis, flechas de ventos fortes e nuvens, muitas nuvens. Para vocês terem uma idéia, nem sei mais se existe céu azul acima de mim, porque tudo o que vejo todos os dias é um teto branco sobre a minha cabeça.

Bom, e quando os "moços e moças do tempo" finalmente trazem boas notícias, sorridentes, de que vai fazer calor, o sol vai sair... É MENTIRA!!!! A previsão para estes três últimos dias era de sol e calor!!! E eu não vi o céu!!! Ok, digamos que não está frio, mas estou aqui sentada, de calça jeans e camisa de manga comprida! Coitados, entendo que trazer más notícias para a população todos os dias não é o emprego mais agradável do mundo, mas mentir aos telespectadores é ainda pior!

E a desgraça não pára por aí. Ainda tem a perspectiva de ter um longo e tenebroso inverno sem ter tido o intervalo de um "verão-delícia" - como um amigo meu insiste em chamar o verão mixuruca daqui. A perspectiva de ver caras amarradas e agüentar a rabujice das pessoas infelizes de tanto tempo feio. E neste inverno a tendência é ter caras mais feias do que nunca, porque os músculos do rosto nem foram muito ativados pelo sol para sorrir durante o verão meia-boca. O pior é a perspectiva de EU ser uma destas pessoas rabugentas de cara fechada. Afinal, já comecei a reclamar antes mesmo de o verão terminar!

Para tentar evitar meses de depressão no blog, estamos embarcando para Praga amanhã, em uma viagem que ainda inclui Veneza e Florença e a companhia de um casal de amigos muuuuito especial! Só espero que para a Europa continental a previsão do tempo - que fala em sol e calor - esteja certa!

Búzios dos alemães

Assim como os paulistas não foram premiados com as melhores praias do Brasil, os ingleses apesar de viverem numa ilha, estão longe de ter as melhores praias da Europa. Ainda mais com o tempo horrendo que faz aqui enquanto faz sol no resto da Europa inteira (enquanto assistíamos à classificação da Fórmula 1 debaixo de chuva dentro de casa, as húngaras estavam lá no autódromo só de shortinho e biquíni...). Para escapar do verão meia-boca, os britânicos embarcam em um avião e vão-se embora em busca do sol e de praias mais agradáveis do que as deles. E assim como eles, fomos em busca do sol, rumo a Mallorca.









O contraste com Brighton (vale o registro: gosto de Brighton) é abismal: areia fina e branquinha em vez de pedras, SOOOOOL em vez de mormaço, e brisa quente em vez de vento forte gelado. E gente bonita e descolada, todos... alemães!!!! Dava para contar os espanhóis da praia nos dedos e era muito mais fácil achar um restaurante especializado em Kartoffelpuffer do que em uma boa paella, e uma cerveja Warsteiner em vez de uma Estrella, mas, tudo bem, afinal, nós também invadimos a praia deles... Assim como os alemães, os turistas britânicos também podem ser encontrados no mundo inteiro - e aparentemente na praia que eles invadiram há registros de brigas todas as noites e mulheres bêbadas mostrando os peitos para quem quiser ver (foi o que a arrumadeira portuguesa do nosso hotel nos contou...)
A ilha me surpreendeu. Alugamos um carro e rodamos, dormindo cada noite em uma cidadezinha diferente, cada uma com seu charme. Voltamos ao aeroporto durante um lindo pôr-do-sol e o Julien lembrou: "Aproveita para sugar todas as energias do sol, porque sabe-se lá quando vamos vê-lo de novo!" Pois é. Chegamos em Londres em uma madrugada fria, para enfrentar mais uma semana de chuva na capital...



P.S.: Escrevi este post há quase um mês (hoje é 29.08) e não publiquei antes porque não consegui fazer o upload das fotos (não por problemas tecnológicos e sim por problemas organizacionais).

Wednesday, 20 August 2008

Pro Ferri's

Londres
13 Agosto 08
Brixton Academy

Com carinho.

Outra coisa, a camera não tremeu, é efeito especial....da breja.