Thursday 3 April 2008

O humor britânico

Estamos de volta! Passamos duas semanas beeem diferentes na Índia, cheias de experiências novas, algumas ótimas, outras boas e umas poucas nem tanto. Aguardem os próximos posts para saber!
Neste post, no entanto, escrevo sobre outra coisa para o assunto não ficar ainda mais atrasado (desculpem a demora em escrever, mas nos mudamos - de novo! - há dois dias e ainda por cima fiquei de cama por causa de uma infecção intestinal - ou alguns vermes indianos, segundo minhas colegas de trabalho...).
Mas chega de explicações!



Apesar de a Inglaterra ser um país cinzento e frio durante a maior parte do ano, as pessoas aqui têm um humor que bate o de qualquer país do mundo. E obviamente elas teriam de colocá-lo em prática neste 1º de abril. Diferentemente do Brasil, até a imprensa entra na onda e publica várias notícias mentirosas - obviamente sem contar que elas são mentira.
Durante alguns segundos, o Julien e eu caímos na da BBC: vimos uns 10 segundos de imagens de pingüins levantando vôo e nos entreolhamos, estupefatos. As imagens fariam parte da nova série da BBC, sobre a evolução das espécies, voltando a vários lugares visitados por Charles Darwin.
Em seguida ficamos sabendo que era brincadeira de 1º de abril. Mas dêem só uma olhada para ver como o pessoal se esforça para fazer os outros de palhaço:



Vale registrar: Julien e eu caímos no vídeo dos pingüins porque só vimos 10 segundos, viu?! Não vimos os bichos voando para a Amazônia para fugir do frio!

A BBC tem uma tradição de mentiras de 1º de abril pelo menos desde 1957, quando o respeitável programa Panorama mostrou um documentário sobre a plantação de espaguete na Suíça. Segundo o programa, um inverno ameno propiciou a plantação de espaguete e as imagens mostram mulheres colhendo espaguetes das árvores. Um grande número de telespectadores ligou para a BBC para saber como plantar sua própria árvore de espaguetti e a BBC respondeu: "Coloque um broto de espaguete em uma lata de molho de tomate e torça para dar certo."

Vídeo do espaguete (1957)

De volta a 2008, os jornais britânicos também publicaram uma série de matérias falsas. Aqui vão algumas delas:

- O Daily Star publicou uma matéria em que o protagonista dos últimos filmes do 007, Daniel Craig, diz que a imagem de James Bond deveria ser modernizada e que o agente secreto deveria ser bissexual. "Acho que hoje em dia os fãs teriam aceitado isso", diz Craig, que conquistou vários fãs gays com seu papel em Casino Royale, diz o Daily Star

- Já o The Sun publicou uma matéria afirmando que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai se submeter a uma cirurgia para aumentar sua altura, para que ele possa olhar nos olhos da mulher, Carla Bruni. A operação, que seria realizada na clínica médica Poisson D'Avril, aumentaria a altura de Sarkozy em quase 13 centímetros.

- Jornal sério, como o The Guardian, também entrou na onda, com outra notícia envolvendo a mulher de Sarkozy. Disse o jornal que o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, nomeou Bruni para trazer mais estilo e glamour à vida britânica. No anúncio da nomeação, Brown diria que durante muito tempo a Grã-Bretanha sofreu com um complexo de inferioridade em relação a outros países europeus, como França e Itália, que têm cidadãos sofisticados e cheios de estilo. A primeira tarefa de Bruni seria dar uma melhorada na culinária e nos trajes dos britânicos.

As rádios também entraram na onda e uma delas "tocou" uma música inaudível para o ouvido humano, mas que teria efeito em hamsters. A música, na verdade, era apenas silêncio, mas vários ouvintes ligaram para contar o que aconteceu com seus bichinhos. Um deles disse que, no início, o hamster não teve reação nenhuma, mas que depois começar a andar para trás.

Chega de mentira! Em breve, prometo que começo a contar sobre a Índia!

No comments:

Post a Comment