Friday 10 October 2008

Panfletos inúteis?

“Our junk mail tells us more about ourselves than we can imagine.” Com esta frase curiosa, Mark Craig, o apresentador de um documentário encerrou seu programa, “First Cut: Junk Mail Britain”, que passou no Channel 4 (um dos melhores canais aqui na Grã-Bretanha, na minha opinião) na noite desta sexta-feira.

Eu adoro a televisão britânica. As idéias que as pessoas daqui têm para documentários são incríveis e talvez elas sejam tão criativas porque a televisão daqui aposta nas sugestões mais surreais que chegam a elas.

Neste caso, Craig reuniu centenas dos irritantes panfletos de anúncios que recebia em sua caixa de correio e foi atrás das pessoas que cuidavam dos negócios anunciados. Assim ele descobriu que existe uma enorme comunidade brasileira no bairro onde ele mora, Willesden, e descobriu também o sabor da pizza brasileira (boa notícia para ele - e para nós, ávidos por uma boa pizza neste país de “pan-pizza”!).

Craig também encontrou uma família de poloneses para descobrir que os trabalhos que eles antes faziam praticamente de graça – pintar parede, encanamento - por causa do excesso de mão-de-obra do país do leste europeu agora custam mais caro, talvez porque muitos deles estejam voltando para a casa com a desvalorização da libra. “Não estamos mais em 2003, meu amigo. Agora nós também queremos ganhar um salário justo pelo nosso trabalho”, disse a polonesa.

O apresentador também visitou um estúdio de yoga que antigamente era uma área abandonada, frequentada por usuários de drogas. Agora, é um espaço zen, que ensina yoga até para famílias de refugiados.

Craig conversou com a testemunha de Jeová, com o distribuidor de comida orgânica, com o policial que vigia o bairro – que os moradores conhecem carinhosamente pelo primeiro nome, Greg. E Craig ficou feliz em poder chamar o policial do bairro pelo primeiro nome. E disse que durante os cinco anos que morou em Willesden nunca conversou com tantas pessoas como nos poucos dias durante os quais fez o documentário.

A idéia de Craig deu vida aos panfletos que muitas vezes jogamos fora sem olhar.
E deve ter feito muita gente refletir se a nossa vida acelerada não está nos tornando pessoas frias, que nem cumprimentam o vizinho, quanto mais sabem quem é que faz a ronda policial em sua área ou entrega suas cartas...

1 comment:

  1. O máximo que eu recebo de "junk mail" são os anúncios do supermercado e o cardápio de uma nova pizzaria... afinal, o que se recebe pelo correio aí, aqui é distribuido nas ruas...
    Gostei desse tal de Craig. Podíamos ter alguns por aqui.

    Mas, como contar a vida no meu bairro? Ou na Vila Olímpia?

    Sei lá, ainda bem que aí dá certo...

    ReplyDelete