Tuesday 20 January 2009

As mazelas da saúde pública na Grã-Bretanha



Após 16 semanas esperando pela minha segunda consulta com a midwife (a responsável pelas consultas pré-natais no hospital) e ficar sentada durante 1h30 na sala de espera com a amostra de urina na bolsa, uma mulher com cara de má-vontade me chama para entrar em sua sala.

- Noooossa, como estou cansada. Eu nem deveria mais estar aqui, sabia? Você nem está na minha lista (de pacientes). Se você estivesse "I would be more than happy to take care of you".

Já vi que a consulta não iria ser como eu esperava... Estava com a agenda cheia de anotações de dúvidas, pequenos probleminhas e não via a hora de me encontrar com alguém que pudesse me dizer se eu estava fazendo tudo certo.

- E para completar, a pessoa que tira sangue já foi embora às 17h...

Um início de pânico.

- E agora? Hoje preciso tomar minha anti-D (injeção para grávidas com fator sanguíneo RH negativo)!

A midwife me olhou e suspirou:

- Você acaba de me dar mais trabalho... Bom, quais são suas dúvidas?

- Fiquei seriamente constipada no Natal e no Ano Novo. Como minha clínica estava fechada e não tinha ninguém aqui no pré-natal para me orientar, comecei a tomar lactulose.

- Quem te receitou isso????

Pânico. Será que eu não podia tomar???

- O farmacêutico.

- Ah tá. Então tudo bem. Você não pode tomar nada sem alguém te receitar!

Mas não tomei...

- E não adianta tratar quando o problema já existe! Tem que cuidar para não acontecer! Tem que cuidar da alimentação!

- Mas eu cuido!

- Como?

- Tomo muito líquido, como muita fibra, fruta, verdura...

- É, mas não adianta nada se você come muito pão e arroz!

- Mas eu não disse que como muito pão e arroz!

Mudança de assunto.

- Tive queimação no estômago nos últimos dois dias.

- Tome Gaviscon.

- Ah tá... Mas não tem nenhuma fórmula natural, de repente?

- Isso daqui é um hospital. Somos médicos aqui. Não receitamos nada natural.

Depois destes coices, tentei tirar mais algumas dúvidas e acabei desistindo do que poderia esperar a consulta seguinte, espero que com outra midwife. Até porque esta não queria ouvir mais nada e já foi levantando para examinar a bebê.

A Mila se vingou. No exame com doppler ela se mexeu tanto que irritou a tosca da midwife, que não conseguia ouvir o coração dela, hahahaha! Mas ela foi obrigada a esperar até ouvir os batimentos, que estavam normais. Tudo bem com a buni e é isso que importa! Tomara que a Lei de Murphy não faça com que esta mulher acabe fazendo meu parto!

2 comments:

  1. geeeeente! essa deve a-mar a profissão, né? dá um tanque de roupa pra ver se ela fica mais feliz. a mila tinha que ter chutado ela!


    geeeeente(2)! eu não respondi o e-mail mas adorei a idéia do amplificador pra acordar com o choro do nenê (quando ele existir, of course), hahaha!


    beijo

    ReplyDelete
  2. droga! acabei de passar por aí e perdi a oportunidade de dar cabo dessa mulher! maledeta!

    na próxima passo pra te ver, mamis! bjoca

    ReplyDelete