Tuesday 10 November 2009

Hora de comer



Durante os seis primeiros meses da Mila eu adorava a praticidade de saciar a fome da pequena apenas abrindo minha blusa, já que a única fonte de alimento dela neste primeiro meio ano foi o leite materno. Mas sabia que mais dia menos dia ela completaria seis meses e teria de começar, como eles dizem aqui, a introduzir os "sólidos". Várias dúvidas me perseguiam: com qual comida começar? Quanto dar? Quantas vezes por dia? Devo reduzir o número de mamadas? Várias, várias perguntas, que meus cinco livros responderam prontamente - juntamente com um pouco de instinto de mãe.
O grande dia chegou, aniversário de seis meses da balela, lá no Brasil. Resolvi começar com o campeão de iniciação de bebês, a papinha de arroz, misturada com leite materno.
Primeiro, uma lambidinha tímida no dedo molhado da mãe. Reação ok. Em seguida, veio a primeira colher: "Eca, mãe, que troço esquisito é esse???"
Nestas horas, a gente tem que mentir: "Ah, Mila, vai, tá uma delííííícia, mmmmmmm!!!!" Mentira pura. O tal do baby rice, que levei daqui da Inglaterra por ser orgânico e sem açúcar (ok, sou um tanto quanto chata com a comida da Mila, e daí?), justamente por isso tinha gosto de papelão!
Bom, mas talvez o leite de todo dia dela deu uma disfarçada, porque depois das primeiras colheradas, em que a Mila não sabia muito bem o que ela deveria fazer (provavelmente ela estava se perguntando se a língua ia por cima ou por baixo da colher e o que fazer com aquele líquido grosso depois que tinha parado dentro de sua boca), ela resolveu comer tudinho!


O registro da primeira papinha.


Mila no cadeirão da casa dos avós.

De lá para cá já passaram quase dois meses em que ela já comeu desde abacate e iogurte grego até arroz com feijão (tudo em consistência de papinha, logicamente!). Ontem comeu o primeiro snack, um rice cake (parece uma bolacha de isopor, tem um pouco de gosto de pipoca). Ela pegou o biscoito com toda a delicadeza e começou a chupar e engolir as partes moles de baba. Quando chegou no final da bolacha, escondido entre seus dedos e a palma da mão, não sabia o que fazer e soltou o resto, muito fofa!


Mila comendo papinha pronta (orgânica, sem conservantes. Mãe chata!)

As únicas duas comidas que precisaram de disfarçe até agora foram maçã (uma canela fez a mágica) e couve-flor (decepção total, já que eu aaaamoooo couve-flor! Mas junto com a batata-doce, raspou o prato!). As mamadas diminuíram para 4 a 5 por dia (ainda bastante, porque dizem que o leite continua sendo a principal fonte de alimento no primeiro ano de vida) e o que andou aumentando foi o peso da balela! 8 kg!!!
Dá gosto de ver essa coisinha linda comendo!


Quem está dando a papinha é a avó Karin!

1 comment: