Wednesday 18 November 2009

O primeiro febrão



Na semana passada, estava lendo o blog de uma amiga minha, a Adriana, em que ela falava do risco da gripe suína e do medo que ela tinha de os filhos dela adoecerem (seja de gripe suína ou qualquer outra doença). Me identifiquei com o texto, pois também tenho medo de a Mila ter alguma coisa mais séria, sofrer e eu não poder fazer muito para ajudar. Bom, esta semana estou tendo a primeira amostra...

Ontem senti que ela estava mais quente que o normal e resolvi medir a temperatura. 38,4C, que logo viraram 39,2C para minha extrema e absoluta preocupação. Junto veio a diarréia. E o choro de quem não sabia o que estava acontecendo, mas que não estava gostando nenhum pouco daquela situação toda. Sozinha em casa com a Mila, minha ansiedade foi aumentando juntamente com o choro e a impaciência dela (que não quis jantar, nem tomar banho nem mamar) e resolvi ligar para o número de ajuda médica do NHS (o sistema público de saúde daqui) em busca de socorro. Estava falando ao telefone tão atrapalhada e nervosa que dei a maior topada numa cadeira na cozinha e acabei quebrando meu dedo mindinho do pé!!!

A sugestão foi dar Calpol (paracetamol infantil). O Julien chegou em casa às pressas e saiu para comprar o remédio (já que o que tínhamos aqui em casa desapareceu misteriosamente, obviamente quando precisávamos dele!). Depois do sufoco para conseguir enfiar pelo menos metade da dose na boca da Mila - que odiou a seringa sendo enfiada na boca e odiou mais ainda o gosto doce de morango do remédio -, nada de a temperatura baixar. Resolvi testar um remédio homeopático, o Belladona, utilizado bastante pelos pais que tratam os filhos com homeopatia. Nada também.

Resolvemos ir ao atendimento médico 24 horas da nossa região. Lá na médica, a Mila resolveu melhorar! A temperatura baixou, ela riu das nossas palhaçadas e saímos de lá bem mais aliviados. A médica descartou a possibilidade de gripe suína e disse que é uma virose que atacou o estômago. Previsão de dois dias de febre mais alta e cinco dias até passar tudo.

Durante a noite, a previsão da médica se concretizou e a temperatura voltou a subir, subir, subir. E a noite foi longa... Choro. Mais Calpol. Nada. Choro. Mais remédio homeopático. Chegou a baixar um pouco, mas de manhã ela já estava com 39C de novo. Mais Calpol, compressas de água morna e finalmente a febre resolveu dar uma trégua no começo da tarde. Mas o humor da Mila já estava mais do que estragado. Ficou num chororô o dia todo, que foi crescendo com a aproximação da noite.
O pior era aquela cara de: "Mãe, por favor, me ajuda? Não sei o que está acontecendo, mas está doendo!". Doía em mim também, aiaiaiaiaiaiaiai... É de cortar o coração.

Pois é, Adri, dá medo, dá dó quando acontece, mas como diz minha mãe, todos nós já passamos por isso e os nossos filhos não vão se safar, não tem jeito. O jeito é dar muito amor, muito carinho, mimar até o último fio de cabelo e cuidar, cuidar, cuidar. Coisas que nós, mães e pais, sabemos fazer muito bem!

No comments:

Post a Comment