Saturday 12 May 2007

Casamento egípcio



Quem acha que a instituição do matrimônio é levada a sério no Brasil nunca foi ao Egito. A impressão que dá é que todos os jovens estão à procura de um par. O desespero tem uma explicação: é proibido fazer sexo antes do casamento. Já ouvi dizer que vários jovens não levam isso a sério, tanto que existe um alto índice de operações de "reconstrução de hímen" por aqui. Não me perguntem detalhes, ainda vou apurá-los para uma futura matéria!
Mas, voltando ao casamento... Os homens aqui podem ter quatro mulheres. Os homens leitores devem estar pensando: "que beleza, hein?" Nem tanto, porque todas elas custam uma fortuna, tanto que ter uma já é uma árdua tarefa para a maioria dos egípcios. Primeiramente, a família da moça exige um montante em dinheiro para conceder a filha ao candidato. Depois, ele normalmente precisa comprar uma casa própria, mobiliá-la e ainda por cima dar pelo menos um presente - caro - para ela. Com o salário dos coitados aqui casar vira um grande desafio. O nosso bawab, por exemplo, o Saied, é um cara ajeitadinho para os padrões egípcios. Deve ter entre 30 e 35 anos e está solteirão porque não tem dinheiro para casar...
Muitos pais hoje em dia torcem para ter filha mulher, porque assim não precisam se preocupar em ajudar o filho a arranjar dinheiro para casar. Muitos homens dizem que para as mulheres o casamento virou um negócio e tenho a impressão de que em muitos casos eles têm razão.
Mas o casamento da nossa professora de árabe, a Heba, está entre as exceções. Primeiramente, não foi uma operação arranjada, de compra e venda. Os dois estão juntos há anos e ontem à noite foi o grande dia deles! Nós estávamos lá, no nosso primeiro casamento egípcio! A Heba vem de uma família classe média alta, portanto, estávamos esperando uma festa de arromba, apesar do aviso antecipado de que não teria bebida alcoólica.
A chegada deles à festa foi pomposa e egípcia: com banda estilo beduíno cantando e tocando e mulheres vestidas de dourado com grandes castiçais na cabeça dançando - e os noivos dançando junto, muito animado!
Mas não bastou não ter bebida alcoólica. Só tinha garrafa de água Nestlé em cima das mesas!!!! Só! Nenhum suquinho e nem uma Bebsi, nada!!!!
Bom, o casal dançou, dançou e dançou e eu só pensava em comer, só para fazer alguma coisa além de dançar, já que ficar enchendo a cara de água me cansou...
O buffet foi bom, mas tudo comida internacional...
Depois, mais dança. Aí achamos: bom, só nos resta dançar e isso nós sabemos que os egípcios não se cansam de fazer em casamentos! Em frente ao nosso barco tem um clube, onde tem casamento pelo menos uma vez por semana. Às vezes, é música até às 4h da matina.
Mas qual não foi nossa surpresa quando a música acabou, o casal se encaminhou ao portão de saída e a festa começou a ser desmontada à 1h da manhã????
Bom, depois de nos enfiarmos em cinco pessoas num mini-carro que nem táxi era - era de um frentista querendo faturar um extra com os palhaços que não chamaram um táxi a tempo antes de a festa acabar - chegamos em casa, abrimos uma cerveja e depois fomos dormir. Decepcionados com o casamento egípcio...

4 comments:

  1. Your blog is very interesting.
    Bye bye

    ReplyDelete
  2. Nossa, fiquei chocada com o que disse sobre os egípcios em relação ao casamento.
    Estava procurando sobre como fazer ligação para o Egípcio (moro no exterior), e ai encontrei teu blog sem querer.
    Agora eu fiquei com um pé atrás, tenho uma pessoa querida que mora no Cairo e até cogitei casar com ele. Não imaginava que casar lá era tão difícil.
    Vou perguntar pra ele se é verdade... né? rs
    Beijos pra ti.

    ReplyDelete