Wednesday 9 May 2007

Idade da Internet discada parte 3 - Skype

Uns 2 meses atrás meu pai nos presenteou com um telefone sem-fio que funciona com Skype. Aqui no Egito não tem, e se tem não sei onde. Aí a pergunta: Como enviar de Paris para o Cairo?
Fedex ou UPS impossível, custaria 3 vezes mais que o próprio preço do aparelho.
O correio daqui não inspira confiança, mas não custa arriscar afinal não tem grande mistério. Para ajudar passamos o endereço do trabalho da Andrea.
Bueno, 2 ou 3 semanas depois chega uma "carta" dos Correios, em árabe claro, pedindo que a gente compareça na "central" pois uma encomenda em nome da Andrea havia sido retida pelo Ministério das Telecomunicações.
Lá vou eu na Ramsés Square, centrão, descobrir qual o problema. Depois de uma conversa metade em inglês, metade em árabe, metade mímica, eu entendi que deveria comparecer no prédio que cuida das importações de tecnologia em telecomunicações. Lá eu deveria pagar os impostos relativos, ok, faz parte.
Ah, o "documento" que eu tenho que carregar de um prédio para outro para provar que o aparelho era meu e do que se tratava propriamente era o Manual do telefone. Mais uma vez, é mole?
Lá vou eu para Madnat Nasr, ou Nasr City, outro bairro aqui do Cairo. Chego lá e o atendente pega o Manual e dá aquela olhada com cara de "o que eu faço???".

Ele consulta o chefe que rapidamente olha na capa do Manual e sentencia: Você não pode receber este aparelho! É proibido o uso de Skype no Egito. Aqui só a Egypt Telecom tem autorização para realizar ligações internacionais.
Com minha cara de espanto eu questiono: Mas....qualquer um usa Skype em qualquer lugar aqui, inclusive em Internet-cafés é comum ver pessoas falando com qualquer lugar do mundo.
A resposta dele: Olha, eu sei, mas oficialmente é proibido, e eu não posso deixar um aparelho que funciona com algo proibido entrar no país, senta aqui que eu vou carimbar o retorno do aparelho. Quer um chá, café ou Bebsi (Pepsi, aqui não se fala a letra P).
Eu pego o carimbo num tipo de recibo e no Manual também e volto ao Correio, onde me garantem que o aparelho vai retornar direitinho para a França. Inshaalah!!
Não sei se acredito ou não......
Ah, sabe como se fala Correio em árabe?Acertou quem disse Busta!

2 comments:

  1. Bebsi! Hahahahahahahahahahahaha! Adorei. "Garçom, desce uma bebsi aí por favor!"

    ReplyDelete
  2. JA tentou subornar o carinha do correio ai?

    Tenho certeza que ele iria aceitar. Fala pra ele que vc da uns 10 contos pra gasolina ou pra breja, na china e no brasil funciona, egito nao tem porque nao funcionar !!!

    ehehe

    sucesso com seu microfone antigo !!!

    ReplyDelete