Sunday 2 September 2007

Encontro pela Internet

Quando me convidaram para entrar no Orkut, fiquei um tanto quanto apreensiva, pois via a febre de algumas pessoas que não conseguiam passar mais de uma hora sem dar uma checadinha no site. Mas como eu não tenho muita paciência para passar ainda mais horas em frente ao computador, além das que eu já tenho de passar para trabalhar, virei uma "orkuteira-turista", dando uma entradinha a cada duas ou três semanas para dar uma olhada nos meus recados. Mas desde o ano passado, o orkut virou uma importante fonte para encontrar brasileiros perdidos pelo mundo para as minhas pautas. Aconteceu novamente esta semana.
Depois de um fim-de-semana de turismo pelo Cairo, cheguei em casa e recebi um telefonema do meu chefe. Era um domingo, terceiro dia dos incêndios na Grécia, e ele resolveu me enviar para lá assim que eu conseguisse uma passagem, ou seja, na segunda-feira. A idéia era fazer alguns boletins de rádio e um boletim para a Band na própria segunda-feira à tarde e, na terça-feira, produzir uma matéria de vídeo e Internet. Antes de ligar para a embaixada brasileira na Grécia (que, aliás, NUNCA me ajudaram a encontrar personagens para as minhas matérias), passei pelo menos duas horas no Orkut enviando mensagens para os integrantes das comunidades "Brasileiros na Grécia" e afins.
Na terça-feira, após vários recados postados no meu orkut e alguns telefonemas, eis que garanti três boas entrevistas: a de uma brasileira que ajudou a apagar um incêndio em Atenas, de um brasileiro que interrompeu a viagem no Peloponeso por causa de um incêndio na estrada, e de um outro brasileiro que ajudou a salvar a vila onde o pai nasceu das chamas, na ilha de Evia.
Na hora da correria, nada como o velho e bom boca-a-boca, só que mais eficiente e pela Internet! Quem disse que eu nunca marcaria um encontro pela Internet?! :-)



Olhem um dos meus entrevistados aí.

No comments:

Post a Comment