Thursday 22 November 2007

Os ingleses e seus esportes.


Em Londres estava chovendo desde quinta-feira da semana passada, aquela chuva bem mala, vezes mais forte, vezes mais fraca. Acabou ontem à noite, engraçado, coincidência ou não, acho que os ingleses choram por antecipação. Eles foram eliminados, derrotados, humilhados em casa, no belíssimo Wembley, pela Croácia por 3x2 numa noite de muita chuva, frio e choro.
É engraçado como eles têm um discurso de resignação, luta, conquista, um discurso de guerra, de um país que um dia foi “O Império” que inventou 90% das regras e jogos modernos como o futebol, criquet, rugby....Mas como eles são ruins e azarados em tudo isso é impressionante, em menos de 1 mês eles sofreram 3 derrotas esportivas daquelas de doer por muito tempo, ou 4 se contar que o futebol caiu, levantou e tombou de forma espetacular.
Tudo começou na quarta-feira dia 17 de outubro. Jogando em Moscou, os ingleses tinham a chance de praticamente garantir a classificação para a Eurocopa 08 se vencessem, mas perderam de virada por 2x1. A catástrofe começava, pois com a derrota os papéis se inverteram e agora era a Rússia que precisava apenas de uma vitória simples no próximo jogo contra a fraca Israel para se classificar. Os jornais por aqui já consideravam a classificação um sonho distante.
No sábado seguinte, dia 20, chegou a chance de ouro, com a Inglaterra finalista da Copa do Mundo da França contra a África do Sul. O país preparado para comemorar noite adentro, os pubs lotados, cerveja vendendo como água. Resultado final: África do Sul 15 x Inglaterra 6.
Mas eles ainda tinham outra chance no dia seguinte, domingo. O garoto de ouro Lewis Hamilton era “barbada” para ser o campeão da F1 no Grande Prêmio do Brasil. Bom, essa não preciso nem falar......

Na segunda-feira essa era a capa do The Sun:




"Boa tentativa" e "Oh bem, sempre teremos os dardos"




Já o The Guardian:

"Esse é a trinca...Hamilton o último dos ingleses perdedores"


















Para todos aqui o esporte nacional estava em recesso, seja no futebol, no rugby ou qualquer outro.
Sábado passado eis que a Fênix ressurge, contra todas as possiblidades, Israel vence a Rússia por 2x1 e vira tudo de novo: um simples empate em Wembley garantiria os ingleses na Suíça-Aústria 08.
Ontem, aquela chuva e a Fênix apagou. Em 15 minutos de jogo um frango memorável do goleiro Carson e um golaço numa bela jogada da Croácia e o resultado era o incrível 2 x0.
Na volta do intervalo a Fênix teve uma última chamusca, um pênalti e uma bela jogada de Beckham cruzando para o “grilo” Peter Crouch e os ingleses empataram em 2x2, aos 25 do segundo tempo. Mas os croatas, já classificados e realmente sem nenhum problema em perder ou ganhar o jogo, estavam a fim mesmo de sacanear os ingleses, um belo chute de fora da área e by by Eurocopa.
Hoje, aquele monte de “o que está acontecendo?”, “o que fazer?”, “nós temos um grande time!!” essa última é bem discutível....
Eles podem não ser bons em ganhar, mas são os melhores em perder.

No comments:

Post a Comment