Wednesday 4 June 2008

Abaixo à bebedeira!



Sábado à noite no metrô de Londres a maioria das pessoas está preparada para ir para a balada. A mulherada com os figurinos de festa (alguns de bom gosto e outros absurdamente cafonas e sem noção) e a homarada já esquentando com uma cervejinha - ou uma cidra (afinal, agora é - ou melhor dizendo, deveria ser - quase verão). No último sábado à noite não foi diferente. Só que muitas mulheres estavam fantasiadas (utilizando a palavra ao pé da letra) e todos estavam com copos de champagne, drinques, garrafas de cerveja e cidra na mão. Pela última vez.

O novo prefeito de Londres, Boris Johnson, resolveu proibir o consumo de bebida alcoólica no transporte público e para protestar contra a medida foi organizado o último brinde na Circle Line do metrô - uma linha que, como diz o nome, é circular, portanto não tem ponto final e as pessoas não precisam sair.

Nós pretendíamos comparecer - o Julien porque é contra a medida e eu porque queria filmar para o blog - mas uma 'girl's night' com outras 7 mulheres para ver 'Sex in The City' e depois tomar cosmopolitan na sexta-feira e um plantão de fim-de-semana do Julien sugaram nossas energias.

No final das contas, as cenas no metrô retratavam exatamente o que acontece quando a galera sai à noite nos pubs: muita gente bebe demais e acaba dando vexame, caindo por aí e partindo para a violência. Várias pessoas foram detidas e teve até funcionário do metrô levando soco pelo Boris.

Fiz questão de votar no prefeito anterior, Ken Livingstone, para impedir a entrada do Boris, mas confesso que não acho errada a medida de proibir álcool no metrô. Sim, é uma gota no oceano para diminuir a descontrolada bebedeira juvenil que este país está vivendo, mas acho que é um começo. E cá entre nós: em que país civilizado a lei permite beber no transporte público?

Aliás, em que país civilizado a lei permite que os pais sirvam álcool a filhos maiores de 5 - CINCO! - anos de idade? Aqui na Grã-Bretanha pode. O governo estuda (vejam bem, ainda há controvérsias a respeito) mudar uma lei de 1933 que autoriza o consumo de álcool por 'maiores de 5 anos'. A proposta é aumentar esta idade para 18 anos e penalizar os pais que não controlarem seus filhos. Ou seja, é 8 ou 80...

No comments:

Post a Comment