Tuesday 5 June 2007

Moda militar



Bom, primeiramente, tenho de explicar que andei sumida porque quase enlouqueci produzindo uma cobertura sobre a Guerra dos Seis Dias para a BBC Brasil. Fui para a Jordânia, a Cisjordânia e estou em Israel, mais especificamente em Jerusalém. Tenho um moooonte de coisas para contar, como o cruzamento da fronteira da Jordânia para Israel, o campo de refugiados palestinos que visitei na Jordânia e muitas impressões de tudo.
Mas como eu ainda continuo enlouquecida porque o trabalho ainda não terminou, vou contando tudo com calma. Mas achei que estava devendo um "olá" aqui...

Mas vamos ao assunto de hoje: a juventude militar israelense. Eu sempre AMEI roupas verde-musgo e a moda militar e, como vocês devem saber, aqui o serviço militar é obrigatório para TODOS os jovens, homens e mulheres. Apenas judeus ortodoxos parecem estar isentos. Imaginem, então, quantos jovens com roupas militares existem por aqui! Logo que cheguei, fiquei babando nas roupas deles. E é desfile de moda: as meninas usam as fardas com sandalinhas de couro, as calças são baixas e superfashion, nada parecidas com as calças que eu comprava na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo, que tinham a cintura lá no peito e eu tinha de ficar enrolando para baixo para ficar com uma cara melhorzinha... Sem falar nos coturnos! O par que eu comprei na Tiradentes machucava o pé de tão duro que era o couro. Aqui, parecem botas da Dr. Marteens...
Bom, mas a minha babação parou nas roupas, porque um pequeno "detalhe" me assustou bastante: a maioria destes jovens carrega espingardas ou metralhadoras a tiracolo como se fossem o cachorrinho da Paris Hilton. Eu morro de medo de armas e abomino os seres que tiveram a infeliz e inconseqüente idéia de inventar estas geringonças, mas aqui parece que ninguém compartilha das minhas aflições. Na verdade, acho que encontrei uma pessoa que também não acha tudo isso muito normal: no domingo resolvi comprar uma cervejinha numa loja de conveniência só para o fim-de-semana não passar despercebido, já que trabalhei como uma camela.
O atendente perguntou se era para abrir a minha garrafinha long neck e eu perguntei se não tinha problema em andar na rua com uma cerveja na mão. A resposta foi perfeita: "Se as pessoas andam para cima e para baixo com armas, você acha que não pode andar com uma cerveja?"

1 comment:

  1. Parabéns pelas reportagens!!! É muito legal acompanhar o seu crescimento, as suas descobertas. Sinto um orgulho imenso.
    beijos e se cuida galeguda.

    ReplyDelete