Friday 27 February 2009

Dia de panqueca



Em algumas datas importantes do ano lamento muito não estar no Brasil, especialmente no Natal e no Ano Novo. Após mais um Natal longe de casa percebi novamente que Natal sem família não tem cara de Natal. Isso mesmo passando o último com amigos maravilhosos e meu sogro, o que significou uma bela festinha com boa companhia e comida deliciosa!

E apesar de ter passado alguns Réveillons bem diferentes, como as viradas de ano na neve nas estações de esqui da Suíça e da Áustria, Ano Novo de verdade tem de ser no calor, na praia, pulando sete ondas...

Mas uma data que dispenso totalmente é o carnaval. Acho até bom ficar longe do Brasil nesta época. Pelo menos durante estes quatro dias não me importo em passar frio em Londres em vez de estar no verão delicioso do Brasil regado a samba, desfiles intermináveis e fofocas sobre as celebridades no camarote da Brahma (será que isso ainda existe?).

Além disso, aqui também temos o nosso evento nesta data - que, como a maioria sabe, é uma data religiosa, não é mesmo?

Na terça-feira antes da quarta-feira de cinzas muitos países comemoram o Dia da Panqueca - que nada mais é do que um outro nome para a nossa Terça-feira Gorda. Para os cristãos seguidores da tradição, este é o último dia antes do jejum de 40 dias que antecede a Páscoa, em que se costuma se abster de comidas que contêm gordura e ovos - que é o caso das panquecas. Para gastar o que sobrou destes produtos em casa - e para ter um último dia de prazer à mesa, passou-se a fazer panquecas nesta terça-feira.

A tradição aqui é tão forte que os supermercados têm um cantinho apenas reservado para a data, com panquecas semi ou totalmente prontas ou com os ingredientes para fazer as panquecas em casa. Lembro que até no Cairo uma britânica nos convidou para comer panquecas em sua casa-barco!

Como não sou chegada em carnaval, mas adoro uma tradição - ainda mais quando ela envolve comida gostosa - coloquei as mãos na massa e mandei ver nas panquecas na terça-feira! Panqueca de espinafre com ricota, de queijo com champignon e, de sobremesa, panqueca de Nutella!

A Mila adorou, porque não parou de se mexer durante a comilança! Ou então ela estava tentando achar um espacinho extra em meio ao mar de panquecas no meu estômago, coitada!

No comments:

Post a Comment