Friday 13 February 2009

O Chelsea perdeu uma torcedora

Como vocês devem saber, o fanático por futebol do casal é o corintiano do Julien e o pouco que entendo do assunto aprendi (e continuo aprendendo) por osmose. Portanto, me aventurar a escrever este blog é realmente um sinal de que fiquei revoltada com a demissão do Felipão do Chelsea e com o que andaram falando sobre ele nesta semana. Para quem está se perguntando por quê não pedi para o Julien escrever este post, aviso que a desculpa anterior dele de "falta da inspiração" esta semana virou mesmo a de muito, muito trabalho!

Voltemos ao Felipão. Logo depois da demissão dele chegaram a dizer que Luiz Felipe Scolari não sabe dirigir clubes, apenas seleções. Aqui na Grã-Bretanha, muitos se esquecem que existe vida abaixo da linha do Equador, portanto, muitos acham que o Felipão foi "apenas" técnico das seleções brasileira e portuguesa e ignoram o fato de ele ter sido campeão em vários torneios importantes (pelo menos para os que vivem abaixo da linha do Equador) com o Grêmio e o Palmeiras...

Um jornal britânico online, o Mirror, elencou dez motivos que fizeram Luiz Felipe Scolari ser demitido, entre eles a perda de apoio dos fãs e dos próprios jogadores, que estariam questionando as táticas e as substituições feitas por ele.

Além disso, o time comandado por ele não estaria perdendo apenas para os grandes clubes, mas também para times menores.

Houve críticas também em relação à insistência em apostar em alguns jogadores, como em Deco, que foi comprado após o que o jornal classificou de uma péssima temporada no Barcelona.

Felipão também teria se tornado um "técnico azarado", já que jogadores importantes do Chelsea se machucaram ou não estavam em sua melhor forma física. Além disso, Felipão teria perdido uma das maiores estrelas do futebol britânico atual quando seu contrato com o Chelsea já estava praticamente fechado: Robinho (que, aliás, mostrou na noite desta terça-feira que o Manchester City fez bem em gastar milhões de libras para convencê-lo a ir para o 'pequeno' clube).

O técnico brasileiro também teria parado de se comunicar com os fãs. Deixou de conceder entrevistas antes e após os jogos e sua dificuldade em se expressar em inglês teria prejudicado seu poder de convencimento de que estava tomando as decisões corretas.

Talvez eu concorde um pouco com o problema de comunicação. Sou uma grande fã do Felipão e sempre que uma entrevista sua era transmitida pela televisão, eu parava para assisti-la, porque adorava seu jeito de falar inglês e como ele ficava mais doce ao se expressar na língua estrangeira. Mas talvez os fãs quisessem um técnico mais "durão" e este jeitinho dele - apesar de fazer eu gostar ainda mais do Felipão - tenha transmitido um pouco de insegurança.

Para quem ficou curioso, aqui vai um trecho de uma das últimas entrevistas coletivas de Felipão pelo Chelsea.

Seja qual for a razão, um outro jornal, o 'Independent', trouxe uma avaliação completamente diferente do que ocorreu na última segunda-feira: o que foi classificada de "brutal demissão" de Felipão teria sido resultado dos caprichos de um bilionário russo, Roman Abramovich, o dono do Chelsea.

O brasileiro seria apenas mais um na lista de técnicos dispensados pelo russo quando o time apresentava sinais de fraqueza. Segundo o autor da coluna do jornal, Abramovich também demonstrou insatisfação com um dos antecessores de Felipão, o português Jose Mourinho - ainda considerado um ídolo entre muitos torcedores do Chelsea - e começou a se intrometer em suas decisões como técnico. Tudo indica que a decisão de mandar Felipão embora tão repentinamente tenha partido unicamente do milionário.

O colunista diz que o que Abramovich ainda não aprendeu foi "deixar um técnico forte comandar", pois é assim que um treinador conquista respeito entre os jogadores, os fãs e a diretoria do clube.

Vou sentir falta do Felipão. E vou torcer contra o Chelsea daqui para a frente!

1 comment:

  1. eu sou e sempre fui corinthiana. e sempre a-mei o felipão. tinha raiva dele comandando o palmeiras, aquela história de "família", porque eu queria ele no meu time. na minha cabeça, uma campanha de mais de uma dezena de vitórias, alguns empates e 5 derrotas não é suficiente para demitir um cara deste tamanho. mas, como diz um comentarista a quem admiro muito, isso é muito pouco para um time do tamanho do chelsea.

    compartilho da sua revolta. e continuo torcendo pro liverpool! :)

    beijo, loura!

    ReplyDelete