Tuesday 17 April 2007

Neblina amarela



Antes mesmo de chegar ao Cairo, quando eu matutava a idéia de virar correspondente aqui, eu já tinha sido avisada: “O pó. O pó é insuportável.” Quem me disse foi a correspondente de Tel Aviv, Guila Flint, que diz que quando tem tempestade de areia no Egito ela chega até Israel.
Já aqui no Cairo me disseram que o céu fica todo amarelo, nublado, e os móveis, o chão e qualquer objeto exposto na casa ficam com camadas e mais camadas de pó.
Pois bem, a época de tempestades de areia, chamada “Khamaseen” (a palavra vem de Khamsin - 50 em árabe, que é a quantidade de dias que os ventos costumam durar), chegou no fim de março e confesso que fiquei até um tanto quanto decepcionada com o que vi.
Até hoje. Acordamos com um vendaval e o barco balançando muito. O Nilo estava feroz. Aos poucos foi ficando tudo mais nublado, mais amarelo, comecei a sentir pó entre os meus dedos e o teclado do meu computador e o nosso banco e cadeira de plástico da varanda foram jogados de um lado para o outro com a violência do vento (aliás, a cadeira acabou sendo espatifada contra a cerca da varanda).
A cidade fica toda nublada, mas em vez de neblina é pó, muuuuito pó. Dêem uma olhada nas fotos e comparem a vista da ponte mais próxima do nosso barco com e sem a tempestade.





Nesta época todos os faxineiros (sim, no masculino, porque aqui a maioria é homem, assim como os arrumadeiros de hotel, os cozinheiros, garçons, etc) estão com as agendas lotadas, porque a galera se estapeia para tê-los em casa no dia seguinte ao vendaval. É, nós demos azar, porque o dia de o Mohammed (o nosso faxineiro, do Sudão) limpar a nossa casa (aliás, definitivamente, homem não serve para limpar casa, qualquer diarista brasileira humilha o cara) é terça-feira. Portanto, amanhã quem vai ter de tirar os quilos de pó da casa somos nós!
Estas fotos o Julien tirou depois do vendaval, quando o pó ainda fica no ar durante horas.


2 comments:

  1. Maga, diz ai, o q e esse pozinho pra quem dormiu na sala com areia da praia em Pauba.
    BG, parabens atrasado!
    Detalhe: o Bruno e suuuuuper quieto!!!
    Beijos.

    ReplyDelete
  2. Cid, Esse negócio de pozinho é para São Paulino mesmo, pois macho que é macho mesmo dormia no lençol rasgado por lutas do Wartão "King of Pain" contra o Bocão "Master of Submission", lotaaaaaado de areia, na casa canabis de Pauba!

    ReplyDelete