Tuesday 10 April 2007

Saudades do peão de obra…

Antes de mais nada, espero que peão de obra não seja uma palavra politicamente incorreta. Se for, não a utilizei aqui com este intuito.
Vamos ao que interessa.



Que mulher no Brasil nunca recebeu uma daquelas cantadas toscas, antecipadas pelo típico fiu-fiiiiu, no melhor estilo “É a nora que a minha mãe pediu a Deus” e outras infâmias do gênero, para não mencionar as palavras básicas de baixo calão do vocabulário de qualquer peão de obra para denominar uma mulher que passa pelo local? Eis que uma amiga minha, que mora em Londres, diz um dia que sente saudades dos peões de obra por não aguentar mais a indiferença dos britânicos, que nem olham na sua cara, fazendo você se sentir a mulher mais sem-graça do mundo.
Bom, estou com a minha amiga: saudades dos peões de obra! Mas por motivos bem diferentes: os homens egípcios fazem qualquer peão parecer um lord inglês. Eles não podem ver um rabo-de-saia que saem soltando olhares e palavras obscenas – os termos, muitas vezes são em árabe, quando eu agradeço aos céus por ainda não tê-los aprendido nas minhas aulas… Mas o descontrole de testosterona não pára por aí. Muitos tentam passar a mão e te seguem pela rua.



O Centro Egípcio de Defesa dos Direitos da Mulher registrou algo ainda mais grave no ano passado, após o término do Ramadã: mulheres eram perseguidas nas ruas por grupos de homens, que as rodeavam e arrancavam suas roupas!!! Uma das vítimas fugiu para dentro de um táxi, que foi rodeado pelos insanos, que arrancaram a mulher lá de dentro.
Segundo o centro, mais de 70% das mulheres no Egito são assediadas praticamente todos os dias. E eu acredito, porque não tem um dia que eu piso na rua e não ouço uma gracinha (gracinha para quem, cara-pálida???).
Com o tempo, a gente aprende a ignorar as palavras, mas o sentimento de insegurança e o coração acelerado quando você percebe que alguém está te seguindo e você não sabe o que ele vai fazer persistem.
Bom, fui obrigada a mudar alguns dos meus hábitos de vestimenta – que já estavam longe de ser escandalosos. Calça jeans justa – detalhe: não são aquelas que prendem a circulação, são justas normais – só com uma bata cobrindo a bunda. Quando ando sozinha, amarro um lenço na cabeça e muitas vezes uso óculos escuros. Só quero ver o meu sofrimento no verão, sem poder usar blusa de alcinha debaixo do sol de 50º!
Obviamente, a minha pele albina e minhas roupas um tanto mais coloridas do que as tradicionais da mulherada daqui denunciam que sou gringa – e portanto, um alvo potencial de olhares tanto masculinos como femininos.
Mas o que me surpreendeu é que, segundo uma pesquisa parcial divulgada recentemente pelo Centro Egípcio de Defesa dos Direitos da Mulher, qualquer egípcia pode ser alvo do descontrole de testosterona da homarada daqui. Até mulheres de burca sofrem assédio, acreditam????
Portanto, brasileiras que estão pensando em vir para cá, é bom fazer um “intensivão” em frente às obras aí no Brasil antes de passar nervoso aqui…

3 comments:

  1. q loucura isso..tenho uma sugestão..porque vc não compra aqueles Kits fantasia que vem com um oculos, nariz e bigode. as vezes fantasiada de homem, os peões te largam..valeu..

    ReplyDelete
  2. Já pensou em trocar o curso de árabe por jiu jitsu ou algo do genero?
    Beijinhos da Alemanha, aonde pelado é cultura corporal:-)
    Te cuida!

    ReplyDelete
  3. Os peões de obra estão com saudades de vc..... larga estes árabes nojentos!!!!
    beijos

    ReplyDelete