Monday 30 April 2007

Idade da Internet discada


Lembram da época em que demorávamos intermináveis minutos para entrar em uma página na Internet por causa da conexão com linha discada? Lembram da época em que não dava para apertar a tecla “estrela” no telefone porque o aparelho era de disco? Bom, parece que o Cairo teima em se manter o máximo possível nos velhos tempos.
Percebi isso logo no primeiro dia aqui no escritório da BBC Árabe, onde costumo passar pelo menos parte dos meus dias úteis – ou inúteis, dependendo da velocidade da Internet por aqui… Ainda não cheguei a cronometrar, mas tem dias que levo mais de 5 minutos para abrir uma página. E olha que a Internet não é discada! “Ah, mas o sistema está sobrecarregado”, é a explicação que me dão, como se eu fosse ficar satisfeita com ela... Quero só ver quando tiver de dar um "Breaking News" daqui. Torço para estar em casa. Mas aí lembro da Internet no awama (a casa-barco)...
É lá que eu passo outra parte dos meus dias úteis de trabalho. Ou inúteis, mais uma vez, quando o provedor simplesmente resolve cortar o serviço sem aviso prévio alegando que a conta (que foi cobrada duas vezes depois de já ter sido paga – ineficiência do serviço de cobrança, que foi terceirizado) não foi paga. E aqui não tem como não pagar a conta! Vem um cara cobrar na sua porta, já que, obviamente, ninguém aqui conhece pagamento via Internet…
Enfim, lá foi o Julien argumentar com a empresa “in loco”, na sede da ineficiente e enrolada dita cuja. Foi quando ele descobriu que as contas “não-pagas” eram três meses do ano passado!!! Quando ainda nem estávamos aqui!!! Tudo bem, a conta era do meu antecessor, que, obviamente, pagou tudo, mesmo porque parte é paga pela nossa empresa. Enfim, o resumo da ópera é que precisávamos pagar seis meses de Internet para garantir que não iríamos dar outro calote. OUTRO????
Depois de muito argumentar, pensar em mudar de companhia e arriscar ficar mais de um mês sem Internet, pagamos três meses de conta e continuamos com o maldito provedor.
Bom, hoje chego no awama para o meu período de trabalho em casa e, mais uma vez, a Internet não colabora. Só que desta vez foi a companhia telefônica que resolveu simplesmente desligar a linha para fazer algumas "melhorias". E estas são informações extra-oficiais, diretamente do nosso bawab (porteiro), porque logicamente não tem Cristo, nem Alá, que consiga fazer alguém se manifestar no atendimento ao cliente da empresa! Portanto, agora é falar como os egípcios: Inshaalah a linha volta!
O mais absurdo ainda está para ser contado. Aguardem.

1 comment:

  1. ainda tem mais???oq eles fizeram agora??..bjus..

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