Monday 2 April 2007

Chuva no deserto

E chegamos no Deserto Branco!!!! É, sem dúvida, o lugar mais diferente que eu já vi ao vivo. Digo ao vivo, porque já vi lugares bem parecidos em filmes como "Guerra nas Estrelas" e Cia. Não parece que estamos na terra! Quando você vê as rochas branquinhas, que parecem de gesso, dá a impressão que um exército de egípcios passam por lá todo dia para posicioná-las das formas mais diferentes possíveis com o intuito de arrancar suspiros dos turistas. E achamos casulos de estrelas do mar presas nas rochas! Comprovadamente, o deserto já foi mar!
As fotos dão uma idéia do que eu estou falando, mas para sentir o clima do lugar, só in loco mesmo... É demais.







Olhem aí os "abduzidos" no planeta branco...
Bom, e como vocês podem notar, o tempo não ajudou. Mas estávamos tão boquiabertos com o cenário e o astral que tomou conta da gente, que já estávamos achando que o mau tempo estava ajudando no clima "místico e sobrenatural" do lugar.
Mesmo assim, a marchinha (Ala-la-ô) não saía da nossa cabeça e estávamos sonhando com um sábado de sol. O nosso guia estava otimista e disse que era só chover uns 5 minutos para limpar tudo e nós termos um belo dia seguinte.
Yeah, right... Até parece que ia chover no deserto... Mas, obviamente, com a perseguição que sofremos de São Pedro, choveu!!!! No deserto do Saara!!!! As gotas vieram à noite, quando todos dormiam ao relento, sem telhado!!! E, como vocês sabem, faz frio no deserto à noite. Todos acordaram no meio da madrugada, se encolheram feito tatus-bola debaixo dos cobertores de lã, enquanto a chuva apertava mais e mais... Todos estavam torcendo, calados, para a chuva não apertar a ponto de passar pelos cobertores e nos encharcar. Eu já estava vendo todos nós, cubinhos de gelo molhados, sentados dentro dos jipes, tremendo de frio. Mas, para variar, fui muito alarmista e a chuva parou em tempo de apenas deixar meus pés e meu travesseiro molhados.
Ah! Mas assim que as primeiras gotas caíram do céu, quem se manifestou???? Sim, o nosso amigo MALA, que, para o nosso azar, armou o colchonete dele do lado do Julien. Diz o Julien - porque eu enfiei minha cabeça debaixo do cobertor de medo - que o ser sentou, levantou os dois braços para o céu e olhou para cima. Aí ele começou a rezar alto, em espanhol. Segundo o Julien, parecia cena de filme de terror, que a qualquer instante ia baixar um espírito beduíno nele e ele ia sair matando todo mundo. E ele dizia, quase gritando: "Sintam a chuva! Aproveitem para absorver a energia!" Deu arrepio na espinha...
Bom, e o sofrimento não levou a nada... O dia amanheceu nublado e frio... Mas depois até que melhorou e fizemos os dois passeios que não pudemos fazer no dia anterior. Aqui vai o Deserto Preto.



Tudo bem, o tempo não ajudou e a companhia do MALA atrapalhou, mas vimos um deserto que muitas pessoas que fazem este passeio com tempo bom não vêem. E é legal ver aquela areia correndo em cima da estrada e do deserto...
E pegamos chuva no deserto, um privlégio para poucos!
Além disso, o Saara é grande e temos tempo pela frente para fazer outra excursão, desta vez com 40 graus na sombra! :-)

Em casa, depois de deixar meio deserto no chuveiro quentinho - foram dois dias sem banho - nada como uma boa pizza e uma cerveja... Gelada!

1 comment: